Já sabemos como levantar uma parde.
Além disso, sabemos também como chapiscar uma parede, então, vamos aprender como rebocar uma parede.
Para rebocar uma parede, primeiro temos que fazer as mestras. As mestras são faixas de reboco que servem como guia para a régua de alumínio no momento em que vamos sarrafear o reboco.
Fazemos as mestras assim, primeiro fazemos a argamassa com o mesmo traço do reboco, que é 6:1. Isso quer dizer o seguinte, são 6 partes de areia para 1 parte de cimento. Além da areia e do cimento usamos também o Vedalit. Então, a quantidade de Vedalit é de 2 ml para 1 litro de cimento. Não esquecendo que, o Vedalit deve ser diluído na água com a qual será feita a argamassa.
Atenção, a areia para o reboco pode ser uma mistura de areia média com areia fina na proporção de 50%
Para se fazer as mestras, devemos também providenciar alguns pedaços de cerâmica para piso, com tamanho mais ou menos de 6 x 4 cm.
Fazendo as mestras para rebocar uma parede
Com uma colher de pedreiro, aplicamos na parede, próximo ao teto, uma colher de argamassa. Em seguida, sobre essa colher de argamassa fixamos um dos pedaços de cerâmica. Esse pedaço de cerâmica recebe o nome de talisca. A talisca deve ficar afastada do bloco da parede entre 1,5 cm e 2 cm, que é espessura do reboco.
Depois de fixada a talisca do alto, fixamos a talisca de baixo, próximo ao piso, porém, na mesma direção da talisca do alto. A talisca de baixo deve estar em prumo com a talisca do alto. Para isso usamos a ferramenta prumo, para pôr a talisca de baixo em prumo com a talisca do alto.
Usamos o prumo assim, encostamos a parte de madeira do prumo na talisca do alto e o peso do prumo na talisca de baixo. Para que a talisca de baixo esteja em prumo com a talisca do alto, o peso do prumo não pode ficar apoiado e nem afastado da talisca, mas, apenas tangenciando a talisca. Em outras palavras, o peso do prumo deve ficar afastado da talisca o equivalente a uma folha de caderno.
As duas mestras, a do alto e a de baixo não podem ficar muito distante uma da outra. Mas, o suficiente para que uma régua de alumínio de 2,5 metros se apoie sobre as taliscas.
Devem ser feitas no mínimo duas mestras por parede. Assim sendo, teremos duas taliscas no alto e duas taliscas em baixo.
Preenchemos com argamassa o espaço entre a talisca do alto e a talisca de baixo, formando assim uma faixa de argamassa entre as duas taliscas.
Sarrafeando as mestras
Depois de feitas as faixas de argamassa entre as taliscas, devemos, com uma régua de alumínio retirar o excesso de argamassa. Este processo de retirar o excesso de argamassa com uma régua é ´chamado de sarrafear.
Para o sarrafeamento, temos que esperar transcorrer o tempo até que a argamassa esteja no ponto de ser sarrafeada. E como sabemos que a argamassa está no ponto de ser sarrafeada? Com a mão semiaberta, tentamos enfiar as pontas dos dedos na argamassa, quando os dedos não conseguem entrar na argamassa, mas apenas deixar as marcas, então a mestra está no ponto de ser sarrafeada.
O sarrafeamento é feito de forma que a régua de alumínio se apoie nas duas taliscas e a argamassa entre as duas taliscas seja totalmente cortada pela régua. Se alguma parte da argamassa não for cortada pela régua, devemos preencher este ponto novamente com argamassa e sarrafear outra vez. Aqui não há mais necessidade de esperar o ponto de sarrafeamento, basta aplicar a argamassa e sarrafear em seguida.
Rebocando a parede
Depois de feitas as mestras, agora vamos rebocar de fato a parede. O ideal é que as mestras sejam feitas num dia e o reboco no outro.
O primeiro passo deve ser preencher os espaços entre duas mestras com argamassa para reboco. Depois de aplicada a argamassa entre as mestras, esperamos o ponto certo para sarrafear a argamassa. O ponto aqui é o mesmo descrita para sarrafear as mestras.
Estando a argamassa no ponto de ser sarrafeada, devemos sarrafear com uma régua de alumínio. Agora a nossa referência deve ser as mestras. Então, o objetivo é remover o excesso de argamassa fazendo com que a régua se apoie nas duas mestras. A régua deve ser sempre puxada de baixo para cima e cortando a argamassa aos poucos, sem afundar muito a régua de uma vez.
A argamassa que cai no chão ou que é retirada no sarrafeamento, deve ser reaproveitada, basta amolecer novamente com água.
O uso da desempenadeira ao rebocar uma parede
Depois de sarrafeada a parede, é hora de usar a desempenadeira para deixar a parede lisa, pronta para receber massa corrida ou a pintura diretamente sobre a parede.
Primeiro passamos em toda a parede a desempenadeira corrugada. Em seguida, passamos em toda a parede a desempenadeira lisa. A argamassa precisa ser umedecida levemente para se passar as desempenadeiras, então, vamos umedecendo levemente a parede com uma brocha no ponto onde estamos passando a desempenadeira.
Feito isso, a parede estará rebocada.
3 comentários em “Como Rebocar uma Parede”