Como Assentar Blocos Estruturais

Casa feita com bloco estrutural

Primeiro vamos falar das vantagens e desvantagens da construção com blocos estruturais, para em seguida falar sobre como assentar blocos estruturais.

A principal vantagem é a redução no custo da obra. Pois requer menos mão de obra. Não há necessidade de carpinteiros e armadores. Há um menor consumo de formas, aço e concreto.

A desvantagem é a diminuição da possibilidade de futuras mudanças na obra.

A principal característica de uma obra feita com bloco estrutural é o fato dessa obra dispensar o a construção de colunas e vigas. No entanto, a parte de fundação como broca, sapata e viga baldrame é construída, assim como nas obras convencionais.

Conhecendo os Blocos Estruturais

1 bloco estrutural de cerâmica  1 bloco estrutural de cimento

Os blocos estruturais podem ser de cerâmica ou de concreto, e cumprem a mesma função.

Os blocos estruturais são bem diferentes dos blocos de vedação. Assim como a forma de levantar parede com blocos de vedação é bem diferente da forma de levantar com blocos estruturais. Os blocos de vedação tem a função apenas de vedar, ficando o peso da edificação sobre as vigas e pilares.

Já os blocos estruturais além de vedar cumprem a função de estrutura da edificação, sendo por isso muito mais resistentes que os blocos de vedação.

Os blocos estruturais têm resistências que variam de 4,5MPa a 16MPa. Os cálculos do projetista é quem define qual resistência de bloco deve ser ursada. Assim sendo, um profissional habilitado como engenheiro ou arquiteto é quem faz o projeto.

As Famílias dos Blocos Estruturais

Temos basicamente duas famílias de blocos, a família B-29 e a família B-39. O que diferencia uma família da outra é o tamanho dos seus blocos.

A família B-29 tem três blocos básicos, o bloco 14 (14 x 19 x 14), o bloco 29 (14 x 19 x 29) e o bloco 44 (14 x 19 x 44). O bloco 14 é também conhecido como meio bloco.

A família B-39 tem quatro blocos básicos, o bloco 19 (14 x 19 x 19), o bloco 34 (14 x 19), o blocos 39 (14 x 19 x 39) e o bloco 54 (14 x 19 X 54). O bloco 19 também conhecido como meio bloco.

Diferente da alvenaria de vedação, na alvenaria estrutural cada bloco tem o seu lugar específico. Por isso é muito importante saber como assentar blocos estruturais.

Modulação Estrutural

A modulação estrutural significa definir o tamanho das paredes de acordo com o tamanho dos blocos estruturais. Uma vez que não é permitido quebrar os blocos para se ajustarem ao tamanho das paredes, então, é a parede quem tem que se ajustar ao tamanho dos blocos.

E para facilitar a modulação, o comprimento do bloco estrutural é sempre um múltiplo da sua largura. O bloco 29, por exemplo, tem 29 cm de comprimento e 14 cm de largura.

Acrescentando 1 cm de argamassa, que é a junta de ligação entre os blocos, à largura do bloco, a largura passa a ser 15 cm. E assim, o mesmo acontece com o comprimento, acrescentando 1 cm de argamassa de ligação, o bloco passa a ter com 30 cm, que é um múltiplo de 15 cm.

Para os blocos estruturais temos a modulação M-15 e a Modulação M-20. Os blocos da modulação M-15 têm largura de 14 cm, enquanto que na modulação M-20 os blocos têm largura de 19 cm.

Na modulação M-15 os blocos têm 14 cm de largura, mais 1 cm de argamassa na junta, ficando o módulo com 15 cm, daí o M-15. Enquanto que na modulação M-20 os blocos têm 19 cm de largura, mais 1 cm de argamassa na junta, ficando o módulo com 20 cm, daí o M-20.

A modulação estrutural, não define apenas o tamanho das paredes, mas, mostra também a posição dos blocos na primeira e segunda fiada da parede.

E essa modulação acompanha o projeto da obra, para orientar os pedreiros no assentamento dos blocos estruturais.

As figuras 1 e 2 mostram um exemplo de modulação M-15 com os blocos da família B-29.

Como Assentar Blocos Estruturais B-29

Na família B-29 usamos o bloco 29 para construir todas as paredes, inclusive os cantos em “L”, e usamos o bloco 14 (meio bloco) para fazer as amarrações. Porém, nos encontros de paredes em “T” ou em “Cruz” usamos o bloco especial 44

Encontro  de parede em T feito com blocos estruturais 44
Encontro de parede em X  feito com blocos estruturais 44

Como Assentar Blocos Estruturais B-39

Na família B-39 usamos o bloco 39 para construir todas as paredes, e usamos o bloco 19 (meio bloco) para fazer as amarrações. Porém, nos cantos em “L” usamos o bloco especial 34.

Canto de parede em L feito com blocos estruturais 34

Enquanto que, nos encontros em “T” e “Cruz” usamos os blocos especiais 34 e 54.

Encontro de paredes em T feito com blocos estruturais 34 e 54

Uso dos Espaços Vazios dos Blocos Estruturais

Uma particularidade muito interessante dos blocos estruturais, é que diferente dos blocos de vedação, eles não têm fundo.

E observando as figuras, notamos que as paredes divisórias dos blocos sempre se apoiam nas divisões dos blocos de baixo. Essa é uma particularidade muito importante das alvenarias estruturais. Assim, os espaços vazios dos blocos ficam alinhados para o graute, a fiação elétrica e instalações hidráulicas.

Não se corta paredes estruturais para instalação elétrica, hidráulica, espaços para ar condicionado, ou coisas do tipo. Fazemos essas instalações juntamente com a elevação das paredes, nos espaços vazios dos blocos. Esse é outro forte motivo para se saber como assentar blocos estruturais.

Canos instalados nos espaços vazios dos  blocos.
Eletrodutos instalados nos espaços vazios dos blocos.

Os Pontos de Graute

O graute tem a finalidade de proporcionar maior resistência à parede estrutural. E é aplicado em pontos específicos da parede, conforme o projeto. Basicamente é aplicado nos encontros das paredes, nas laterais dos vãos de porta e janelas, onde houver qualquer abertura de vãos, ou até mesmo em espaços convenientes ao longo da parede.

Nos pontos de graute fixamos uma barra de aço no sentido vertical, essa barra de aço recebe o nome de agulha, e é mais um elemento do reforço estrutural.

O ideal é que se use o graute industrializado, assim, se tem um controle de qualidade com mais rigor.

Antes da aplicação do graute, deve ser feita uma pequena janela no bloco da primeira fiada, no ponto do graute. Essa pequena janela é para a limpeza do espaço onde o graute será aplicado. Com uma barra de ferro quebramos toda a rebarba de argamassa que fica entre os blocos. Esse processo de limpeza evita falhas no grauteamento e que possa comprometer a segurança da obra.

Janela para limpeza dos pontos de grautes

Depois de quebrada as rebarbas de argamassa, e recolhida pela pequena janela aberta na primeira fiada de bloco, fechamos a janela para proceder ao grauteamento.

Espero com este artigo, ter contribuído para sanar algumas dúvidas sobre como assentar blocos estruturais.

 

Talvez goste também deste outro artigo. Como Fazer um Telhado Embutido – Passo a passo

2 comentários em “Como Assentar Blocos Estruturais”

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?