O chapisco é uma etapa da construção que antecede o reboco. E a finalidade do chapisco é criar uma camada de aderência entre a parede e o reboco. Dessa forma, o reboco se fixa melhor na parede, evitando que tempos depois esse reboco venha a se soltar da parede. Por isso, a importância de saber como chapiscar uma parede.
O chapisco deve ser aplicado em todas as paredes, teto, colunas, vigas e muros que serão rebocados.
Lembrando que, as paredes devem estar isentas de pó e oleosidades para receberem o chapisco. E as estruturas de concreto lavadas com jatos de água para se remover todos os vestígios de desmoldante.
Além do mais, nos dias com temperaturas acima dos 30º não se deve chapiscar.
Preparação da Argamassa para Chapisco
Os agregados para a argamassa do chapisco são os seguintes, areia grossa, cimento e Bianco. O traço para o chapisco é seguinte, 3:1. Assim sendo, misturamos três partes de areia grossa para uma parte de cimento. O Bianco entra na seguinte proporção, 2:1, ou seja, duas partes de água para uma de Bianco
Na preparação da argamassa para chapisco devemos usar o cimento CPII, evitando o uso de cimento de alto forno (CP III) ou pozolânico (CP IV)
Como o chapisco é aplicado em fina camada, ocorre uma rápida evaporação da água, não havendo tempo para as reações de hidratação da escória e da pozolana.
O processo para fazer a argamassa é o seguinte, primeiro misturamos muito bem a areia com o cimento. Em seguida, diluímos o Bianco na água com a qual se fará a argamassa.
Devido a argamassa para o chapisco ser muito mole, usamos uma bandeja para argamassa, para poder acrescentar água à mistura areia e cimento. Assim, fazemos uma contenção para a água. A argamassa para chapisco deve ser bastante mole, ao ponto de não se poder encher uma colher de pedreiro com essa argamassa.
Aplicando a Argamassa – ao Chapiscar uma Parede
Para quem não tem prática em como chapiscar uma parede, a aplicação da argamassa na parede talvez seja a etapa mais difícil do processo.
Mas, o processo de aplicação na parede é o seguinte, primeiro, com uma broxa molhar levemente com água a parede. Em seguida, com a colher de pedreiro, pega-se um pouco da argamassa e joga-se na prede, de forma que a argamassa se espalhe pela parede.
O segredo está na forma de manuseio da colher de pedreiro. Devemos jogar a argamassa com a colher de pedreiro, e, antes que a argamassa deixe a colher, puxamos a colher para cima, fazendo com que a argamassa saia escorregando pela colher.
Em outras palavras, não devemos ficar com a munheca dura, devemos jogar a colher e imediatamente virá-la para cima. Isso faz a argamasse sair se espalhando pela parede.
Aqui é mais uma questão de treino. Vá treinando que você pegará o jeito, com certeza.
O objetivo é revestir toda a parede com uma fina camada de 3 a 5 ml de espessura com a argamassa do chapisco.
O rendimento do material para o chapisco é aproximadamente o seguinte; 1 lata de 18 litros de cimento, 3 latas de 18 litros de areia grossa e 9 kg de Bianco para 30 m² de parede.
Transcorridos 3 dias após ser feito o chapisco, que é o tempo de cura do chapisco, já podemos fazer o reboco.
Agora é só mão na obra. E bons serviços!