Como Colocar Ceramica em Paredes

Parede revestida com ceramica, mostrando a forma correta de como colocar ceramica em paredes.

Dois pontos muito importantes devem ser observados ao se colocar ceramica em paredes.

Índice

Primeiro. As paredes devem estar bem secas. Dessa forma entendemos que, depois de rebocar as paredes, não podemos no dia seguinte já ir colocando ceramica. É preciso esperar as paredes secarem por no mínimo 14 dias. Ou seja, só depois de 14 dias de feito o reboco podemos colocar cerâmica nas paredes.

Temos que respeitar esse tempo de cura (secagem) do reboco, pois do contrário, as cerâmicas poderão se desprender da parede dentro de poucos anos.

Segundo. O reboco das paredes deve ter boa prumidade. Assim sendo, se as paredes não estiverem bem aprumadas, as ceramicas se afastarão nos encontro das paredes, ficando bastante evidente este defeito.

Na imagem abaixo vemos como fica o resultado de cerâmicas assentadas em paredes sem prumo. Veja em baixo, no encontro entre as duas paredes, que o espaço entre as cerâmicas é pouco, à medida em que vai subindo, as cerâmicas vão se afastando. Isto acontece porque uma das paredes está fora de prumo.

Cerâmica colocada em parede fora de prumo. Em baixo na parede, as cerâmicas estão com afastamento correto. À medida que vai subindo as cerâmicas vão se afastando pela falta de prumo em uma das paredes.
Para colocar cerâmica em paredes, as paredes devem estar bem aprumadas.

Por Onde Começar a Colocar as Ceramicas na parede

A colocação das cerâmicas em paredes é sempre feita de baixo para cima. E por questão de estética, sempre terminamos com uma cerâmica inteira. E os recortes, se houverem, ficam em baixo, na primeira fiada. Desse modo, temos que começar a colocação das cerâmicas pela segunda fiada. Mas, a quantos centímetros do chão iniciamos a colocação das ceramicas?

Para saber a quantos centímetros do chão deve ficar o início da segunda fiada, seguimos estes passos:

Primeiro, medimos a altura da parede. Depois, dividimos a altura da parede pela altura da cerâmica mais o espaço da junta. Em seguida, multiplicamos a parte inteira do cociente da divisão, pela altura da cerâmica mais o espaço da junta. A seguir, subtraímos o produto dessa multiplicação, da altura da parede. Dessa forma, o resultado encontrado é a altura do início da segunda fiada a partir do chão.

Exemplo Esclarecedor de Onde Começar a Colocar Cerâmica em Paredes.

Veja este exemplo:

Vamos supor que a altura da parede seja 2700 mm (2,7 m). E que a altura da cerâmica seja 320 mm (32 cm). E que a junta tenha 3 mm. Logo, a soma da altura da cerâmica, mais a junta, é igual a 32,3 cm.

Cerâmica medindo 32 cm e o espaçador de piso medindo 3 mm

Agora, dividimos a altura da parede pela altura da cerâmica mais a junta. Assim, 270 ÷ 32,3.

O resultado dessa divisão é 8,35. Ou seja, vamos colocar 8 cerâmicas inteiras e um pedaço, na parede. E o que nos interessa aqui são as 8 cerâmicas inteiras. Pois, vamos multiplicar as 8 cerâmicas pela sua altura mais o espaço da junta. Dessa forma 8 x 32,3. E o resultado dessa multiplicação é 258,4.

Esse número 258,4 significa que, do início da segunda fiada de cerâmica até o final da parede, junto ao teto, são 258,4 cm. Então, se a parede tem 270 cm de altura, basta subtrair dessa altura o valor de 258,4 cm. Assim, o resultado encontrado, 11,6 cm, é a altura do início da segunda fiada, a partir do chão.

Fixando a Régua para Colocar Cerâmica em Paredes

Sempre usamos uma régua de alumínio como apoio para colocar cerâmica em paredes. E agora que já sabemos que o início de colocação das cerâmicas é a partir de 11,6 cm do chão, fixamos nessa altura a régua de alumínio. A régua deve ser fixada nessa altura e bem nivelada.

Régua nivelada e apoiada sobre pregos e encostada na parede, servindo de apoio para colocar ceramica em parede

Fixamos a régua assim, por baixo da régua pregamos alguns pregos de aço para lhes servir de apoio.

Preparando a Argamassa

Depois de fixada a régua de alumínio, então, é hora de preparar a argamassa. Para isso, providencie um balde com capacidade para mais ou menos 20 litros. Despeje nesse balde 4 litros de água limpa. Em seguida, despeje metade de um saco de 20 kg de argamassa.

Com uma haste de bater argamassa acoplada a uma furadeira elétrica com potência de 600 W ou mais, ligue a furadeira e bata a argamassa. Em seguida, acrescente a outra metade do saco de argamassa e bata bem, até a argamassa ficar homogênea e sem grumos.

Profissional com uma furadeira acoplada com uma haste de bater argamassa e batendo a argamassa em um balde.

Deixe a argamassa descansar por 10 minutos. Depois dê mais uma batida rápida e a argamassa estará pronta.

Para facilitar o manuseio, despeje a argamassa numa bandeja própria para argamassa.

Fazendo os Cordões de Argamassa para Colocar a Ceramica

Agora que já foi feita a argamassa, o próximo passo será aplicar a argamassa na parede e colocar a cerâmica. Procedemos assim, com o lado liso da desempenadeira de aço, espalhamos uma fina camada de argamassa na parede. Essa fina camada de argamassa deve ser espalhada com força contra a parede, para preencher todos os furinhos do reboco. Dessa forma é criada uma firme camada de aderência entre a parede e a argamassa.

Por cima dessa fina camada de argamassa, espalhamos outra camada com 1 cm de espessura. Agora, com o lado dentado da desempenadeira fazemos os cordões. Para isso, encostamos os dentes da desempenadeira na parede, formando um ângulo de 90º entre a desempenadeira e a parede. Em seguida, puxamos a desempenadeira para cima, formando os cordões.

Profissional fazendo os cordões de argamassa para colocar ceramica em paredes

Aplicando argamassa na cerâmica.

Depois de aplicada a argamassa na parede, temos que aplicar argamassa também na cerâmica. Se o tamanho da cerâmica for igual ou maior que 900 cm² (30 x 30) passamos argamassa também na cerâmica. Se for menor, aplicamos argamassa apenas na parede.

Com o lado liso da desempenadeira de aço, espalhamos uma fina camada de argamassa na cerâmica, pressionando bastante para preencher todos os tardoz da cerâmica. Em seguida, espalhamos uma camada de 1 cm e com o lado dentado da desempenadeira fazemos os cordões. A desempenadeira de aço deve formar um ângulo de 90º com a cerâmica para formar bem os cordões.

Profissional aplicando argamassa no verso da cerâmica

O sentido dos Cordões

A NBR 13753 – que dispõe sobre assentamento de revestimento cerâmico, diz que os cordões de argamassa feitos no verso da cerâmica devem cruzar com os cordões feitos na parede.

Isso tem causado confusão na mente de muita gente, entendendo que cruzar os cordões, significa dispor em forma de hashtag ou jogo da velha.

Não, não é isso. Cruzar os cordões aqui, deve ser entendido no sentido de transpassar, ou passar um pelo outro e, não no sentido de formar jogo da velha. Portanto, os cordões das cerâmicas devem ficar no mesmo sentido dos cordões da parede.

Ao se colocar cermica em paredes, se os cordões se cruzarem formando jogo da velha, nos centros dos jogos da velha se formarão bolsas de ar, impedindo que a argamassa se espalhe por completo, dificultando o assentamento da cerâmica. Diferentemente, quando os cordões são dispostos no mesmo sentido dos cordões da parede, ao se pressionar a cerâmica contra a parede, o ar não será bloqueado e, sairá em paralelo aos cordões, enquanto a argamassa se espalha por completo por toda a cerâmica.

O Transpasse dos Cordões

Para que os cordões sejam cruzados ou transpassados uns pelos outros, a cerâmica deve ser primeiramente posicionada um pouco afastada da sua posição final, em seguida, empurrada para a posição final.

O Uso da Marreta de Borracha

Depois da placa posicionada na sua posição final, aplicamos alguns golpes com uma marreta de borracha para que a argamassa se espalhe por completo e a cerâmica seja assentada.

Limpeza das juntas

As juntas, ou espaços entre as cerâmicas, devem ficar limpos, livres de argamassa.  Se no assentar das cerâmicas a argamassa invadir as juntas, devemos fazer a limpeza com uma fina espátula de plástico ou palito de madeira.

Depois preencher as juntas com rejunte. Que é um material flexível que permite a dilatação das peças de cerâmicas, conforme as variações de temperatura ambiente.

Do contrário as cerâmicas poderão se desprender da parede em poucos anos.

A Largura das Juntas

Qual deve ser a largura das juntas das cerâmicas? Quem determina qual deve ser a largura das juntas não é o pedreiro e nem o cliente. Quem determina a largura da junta é o fabricante da cerâmica. Assim, procure por essa informação na caixa da cerâmica.

Portanto, se você vai colocar cerâmica em paredes e tem preferência por uma largura de junta, mais estreita ou mais larga, você deve informar isso ao vendedor no momento da compra da cerâmica. Assim, ele providenciará para você uma cerâmica com largura de junta da sua preferência.

Aplicação do Rejunte

Depois da cerâmica assentada, devemos fazer o rejuntamento das peças. O rejuntamento é feito depois de pelo menos 72 horas da cerâmica ser assentada. Salvo informação diferente no rótulo do produto.

A forma de aplicação do rejunte deve ser conforme a orientação contida no seu rótulo.

2 comentários em “Como Colocar Ceramica em Paredes”

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?