Como Fazer Contrapiso – Passo a Passo

Contrapiso pronto em uma sala. Uma demonstração de como fazer contrapiso.

Antes do assentamento do piso que dá acabamento à obra, seja piso cerâmico, vinílico ou outro, é preciso fazer o contrapiso.

Assim sendo, o contrapiso é uma camada de argamassa farofada com espessura entre 5 e 7 cm. A finalidade do contrapiso é nivelar a laje ou o solo para se poder assentar o piso.

A forma de se fazer varia se é sobre laje ou sobre o solo. E vamos abordar neste artigo as duas formas.

Em casas de um único pavimento, fazemos o contrapiso depois de fazer as paredes. Mas, o ideal é que seja feito andes de levantar as paredes, logo após a construção das vigas baldrames. Esse procedimento facilita muito a execução das demais etapas da obra.

Contudo, fazemos antes de rebocar as paredes.

Contrapiso Sobre Laje

A construção do contrapiso sobre laje é mais simples do que sobre o solo. Sobre a laje tem a finalidade de corrigir as imperfeições da laje, como ondulações e desníveis.

O traço varia conforme o tráfego sobre o contrapiso. Se o tráfego for apenas de pessoas, como no interior das residências, o traço é 5:1, ou seja, cinco partes de areia para uma de cimento. Se o tráfego for de carro, como garagens, por exemplo, então, o traço deve ser 3:1, três partes de areia para uma de cimento.

A argamassa deve ser do tipo farofa, isso quer dizer que a argamassa não é uma argamassa mole, também não pode ser muito seca. Devemos preparar a argamassa e apertar um pouco da argamassa na mão. Ao abrir a mão o bolo não pode ser desfeito, mas também a mão não pode ficar molhada. Esse é o pondo ideal da argamassa tipo farofa para o contrapiso.

Antes de espalhar a argamassa sobre a laje, preparar uma nata de cimento com areia e espalhar com uma vassoura sobre a laje. Essa nata de cimento cria uma capa de aderência entre a laje e o contrapiso.

O Passo a Passo de Como Fazer Contrapiso Sobre Laje

O primeiro passo deve ser taliscar a laje. Taliscar a laje significa usar pedaços de cerâmicas e usá-los para fazer os pontos de referência para o contrapiso, todas as taliscas devem ficar no mesmo nível e com altura entre 5 e 7 cm. Para nivelar as taliscas podemos usar tanto o nível a laser quanto o nível de mangueira.

Ambiente com todas as talicas fixadas para fazer o contrapiso

Depois de taliscada a laje, o próximo passo é construir as mestras. As mestras são faixas de argamassa construídas entre as taliscas, ligando uma talisca à outra. A argamassa para fazer as mestras é a mesma para a fazer o contrapiso.

Antes da construção das mestras e do contrapiso limpar a laje, assim, ficando isenta de poeira e oleosidade.

Espalhamos a argamassa entre as taliscas e socamos para ser adensar, uma vez que a argamassa é do tipo farofa. Em seguida deve ser sarrafeada. Dessa forma, as taliscas são referências para as mestras e as mestras são referências para o contrapiso.

Sarrafear é passar uma régua de alumínio sobre a argamassa para retirar o excesso, deixando-a em nível com as taliscas.

Depois que fazemos as mestras, espalhamos a argamassa e socamos para adensar. Para em seguida ser sarrafeada.

Socando a argamassa do contrapiso para o adensamento

Durante os primeiros 7 dias, molhar o contrapiso todos os dias. Depois de mais 7 dias, o piso já está seco e podemos assentar o piso.

Contrapiso Sobre o Solo

Quando o contrapiso é feito sobre laje, como já vimos, é simples. No entanto, quando é feito sobre o solo, a coisa muda de figura. Primeiro é preciso um preparo do solo para o dreno da água e a construção de um lastro de concreto, para depois ser feito o contrapiso.

O passo a passo é o seguinte:

Se o solo não for arenoso, então, devemos misturar areia ao solo numa camada de 30 a 40 cm e compactar. Para formar um solo drenante.

Após a compactação, espalhar uma camada de brita com 10 cm de espessura sobre o solo. Mas, se o terreno for muito úmido, a espessura dessa camada de brita deve ser de 30 cm. Essa camada de brita impede a ascensão de água por capilaridade.

Sobre a camada de brita dispor a armadura metálica em forma de malha. Em seguida, construir sobre a armadura metálica o lastro de concreto. O traço para esse concreto deve ser 1;2;3. Isso quer dizer o seguinte, 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita. A espessura do lastro de concreto não pode ser inferior a 8 cm.

Demonstração das camadas do solo natural ou aterro, camada de brita, lastro de concreto e contrapiso.

Antes de fazer a concretagem, instalar as juntas de dilatação com espessura de 2 a 3 mm a cada 3 ou 4 metros. Formando assim quadrados de dilatação de 3 ou 4 metros. Além das juntas de dilatação, construímos as juntas de dessolidarização com espessura de 10 mm e preenchidas com isopor em todo o perímetro, para manter o lastro de concreto afastado de paredes, pilares e muros.

Manta Impermeabilizante

Molhar todos os dias durante 7 dias o lastro de concreto. Após o sétimo dia aplicar a manta impermeabilizante sobre o lastro do concreto.

E sobre a manta impermeabilizante fazer o contrapiso com os mesmos passos do contrapiso sobre laje.

4 comentários em “Como Fazer Contrapiso – Passo a Passo”

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?