Este artigo traz o passo a passo de como fazer gabarito de obras.
O gabarito é uma construção feita de tábuas para facilitar a locação da obra. A locação da obra significa transferir para o chão do terreno as marcações da fundação, brocas, sapatas, vigas baldrames e paredes, que estão nos projetos arquitetônico e estrutural.
Depois do terreno limpo e feita a terraplanagem, o primeiro passo para iniciar a construção é fazer o gabarito. E na construção do gabarito não pode haver erro, erros aqui pode comprometer toda a obra.
O gabarito deve ficar afastado entre 1,0 m e 1,5 m das paredes externas da casa. Para facilitar a movimentação de pessoas e máquinas durante a construção.
Para a construção do gabarito e a locação da obra você vai precisar das seguintes ferramentas e materiais.
Pontalete de madeira
Tábuas
Prego
Marreta
Martelo
Linha de pedreiro (nylon)
Trena
Mangueira de nível
Prumo de centro e
Cal virgem
Primeiro, finque um pontalete em um dos cantos da frente do terreno. Em seguida finque mais um pontalete no outro canto da frente do terreno. Depois finque mais dois pontaletes nos cantos do fundo do terreno. Formando assim um quadrado ou retângulo com os quatro pontaletes, conforme a obra.
Nivelando o Gabarito de Obras
Após fixar todos os pontaletes é necessário encontrar o nível da casa (altura da construção). Para isso comece fazendo a marcação do nível no pontalete que está na parte mais alta do terreno. Geralmente esta informação está disponível na planta baixa e tem como base a altura da rua.
Depois de marcar o nível no primeiro pontalete, use a mangueira de nível para marcar o nível nos outros pontaletes.
Em seguida, estique uma linha de pedreiro passando pelos quatro pontaletes na altura do nível.
Depois de ter esticado a linha no nível nos quatro pontaletes dos cantos, distribua as tábuas enfileiradas em volta de todo o perímetro do gabarito. Essa distribuição das tábuas serve para marcar o encontro de duas tábuas, e em cada encontro de duas tábuas finque um pontalete para prender as duas tábuas. Os pontaletes devem ser espaçados uns dos outros entre 2 e 3 metros.
As tábuas devem ser todas pregadas no nível da linha, assim, o respaldo do gabarito passa a ser a referência de nível para a construção da obra.
Marcação da Casa Dentro do Gabarito de Obras
Depois da construção gabarito fazemos marcação da casa. E assim, para o início da marcação tome como referência o meio fio da rua. A partir do meio fio da rua encontre o espaço da calçada e o espaço do recuo, ou seja, o espaço entre a casa e a calçada. Estas informações, largura da calçada e recuo, são encontradas no projeto arquitetônico da obra.
Uma vez encontrado o ponto referente à parte externa da parede da frente da casa, nesse ponto bata um prego na parte superior das duas tábuas das laterais direita e esquerda do gabarito. E entre os dois pregos estique e amarre uma linha de pedreiro.
Depois de esticada a linha referente à parede da frente da casa, localize uma das paredes da lateral da casa. Então, localizado o ponto referente à parede lateral, bata um prego na tábua frontal do gabarito e bata outro prego na tábua posterior. Em seguida estique uma linha de pedreiro entre esses dois pregos.
A linha referente à parede lateral da casa deve cruzar com a linha referente à parede frontal da casa.
Em seguida localize a outra parede lateral e estique a linha. E faça o mesmo com a parede posterior da casa.
A essa altura você já esticou as quatro linhas que marcam as quatro predes externas da casa.
Tirando o Esquadro da Casa
O próximo passo agora é conferir se as quatro linhas, esticadas no gabarito de obras, estão no esquadro. Então, meça 3,00 m na linha frontal a partir do encontro das linhas. E meça 4,00 m na linha da lateral, partindo também, do encontro da linha. Agora meça a distância entre os pontos de 3,00 e 4,00 m. Se as linhas estiverem no esquadro essa medida será de 5,00 m. Se a medida encontrada não for 5,00 m, basta ajustar uma das linhas para que a medida seja 5,00 m.
E assim, o esquadro deve ser encontrado nos 4 cruzamentos das linhas.
Depois de colocar as 4 linhas no esquadro é chegada a hora de fazer as marcações dos pilares, vigas baldrames e paredes.
Para fazer essas marcações o possesso é o seguinte. Tomando como referência as linhas já esticadas, e usando uma trena, então, localize o eixo ou centro de todas as paredes e estique uma linha para cada eixo de parede. Após isso, estique as linhas das paredes e as linhas da fundação.
Depois de esticadas todas as linhas, use um prumo de centro e transfira para o solo as linhas de fundação. Após isso, use cal para destacar a área marcada.
Após a marcação no solo com cal, você já pode retirar as linhas para facilitar o trabalho na obra. Retire apenas as linhas, o gabarito só pode ser desmanchado após a construção da primeira fiada de bloco das paredes.
Também, não remova do gabarito os pregos que foram usados para esticar as linhas, você ainda usará estes pregos muitas vezes.
Muito boa explicação. Ótima didática
Oi, Pedro!
Muito obrigado pelo comentário!
I was excited to uncover this page. I want to to thank you for your time for this particularly fantastic read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you saved to fav to check out new stuff in your website.
Thank you for your comment
Parabéns pela explicação, excelente
Muito boa explicação vc realmente sabe falar nossa língua parabéns