Um muro de arrimo é uma estrutura feita para contenção de terra. Portanto, os muros de arrimo podem ser baixos, com menos de 3 metros de altura, ou altos chegando a mais de 5 metros de altura. Quanto mais alto for o muro de arrimo, mais esforço ele suportará, portanto, precisará de um projeto bem mais elaborado e mais caro ficará.
Tipos de Muro de Arrimo
São basicamente dois tipos de muros de arrimo. Os do tipo por flexão e os do tipo por gravidade.
O muro de arrimo do tipo por gravidade é uma estrutura com base mais larga que o topo, se assemelhando a um triângulo retângulo. São muros pequenos, não mais que 5 metros.
Enquanto que o muro de arrimo do tipo por flexão tem o formato em L e tem alturas maiores que 5 metros. Sendo construído com concreto armado e tendo um preço mais caro.
Os Materiais para Muro de Arrimo
Muro de alvenaria de pedras. São muros pequenos, menos de 3 metros. Deve ter drenos para escoamento da água. E assim, fica mais barato caso tenha pedras com facilidade próximo da obra.
Muro de concreto armado. Esse é um muro feito totalmente de concreto, desde a fundação até as paredes. Dessa forma, sendo construído para alturas maiores que 5 metros. E assim, este muro tem um custo de construção mais elevado.
Muros de gabião. Construídos em gaiolas de pedras. Gaiolas com malha de aço altamente resistente em formato hexagonal. Os tamanhos das gaiolas normalmente são 2 metros de largura, 2 metros de comprimento e 1 metro de altura. Não necessita de drenos pois o sistema já é permeável.
Muros de alvenaria. Feitos com bloco estrutural sobre uma base de concreto. No entanto, são muros pequenos e requerem drenos para escoamento da água.
Muro de pneus. O material aqui é o pneu usado e amarrados entre si. E preenchidos com solo compactado. Feitos para alturas de até 5 metros. Esse tipo de muro não necessita de drenos.
O Planejamento
Em razão do peso da terra e da água o muro de arrimo suporta um grande esforço. especialmente nos dias chuvosos, quando a terá fica encharcada e escorregadia. Por isso o muro de arrimo deve ser planejado por profissional qualificado. Do contrário o muro corre risco de desabamento.
Fazer o corte do terreno depois do planejamento. Para evitar risco de desabamento no momento durante a construção do muro.
Conforme o tipo de construção do muro e sua altura, é recomendável a construção de estacas de concreto, e sobre as estacas é construída a sapata corrida. Dessa forma, além dos esforços da carga ficarem bem distribuídos, as estacas de concreto cravam o muro dentro do solo. E isso faz toda diferença na qualidade do muro.
As Amarrações das Paredes
As pontas de ferro das estacas de concreto devem ter o tamanho da altura da ferragem para a sapata corrida. Assim, usamos as pontas de ferro das estacas para amarrar a ferragem da sapata corrida. Por sua vez, amarramos as ferragens das colunas da parede do muro nas ferragem da sapata corrida.
Sendo o muro construído em concreto armado, então, é preciso fazer a caixaria e verificar se está bem feita, bem amarrada e se não existem falhas para o concreto vazar.
Nesse momento posicionar os drenos para água, que podem ser de cano de PVC.
A Concretagem
O concreto para a concretagem do muro pode ser preparado no local da obra ou comprado pronto. O concreto não deve ser lançado de altura superior a 2 metros, pois as pedras caem primeiro de separando do cimento. E não esquecendo que o concreto deve ser vibrado na medida em que vai sendo lançado.
Espero que tenha gostado deste artigo. Talvez goste deste outro também. Como Fazer Um Telhado Embutido.
I was excited to uncover this page. I want to to thank you for your time for this particularly fantastic read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you saved to fav to check out new stuff in your website.
Thank you for your comment