O telhado embutido é aquele que não é visto de fora, pois fica escondido atrás de platibandas. As platibandas são pequenas paredes no topo da edificação. O telhado embutido serve para proteger a laje da ação da chuva, do sol e fazer o isolamento térmico da casa.
E neste artigo você vai aprender o passo a passo de como fazer um telhado embutido.
Para a construção de um telhado embutido é aconselhável o uso de telhas grandes e leves. Isso reduz o custo com estrutura, uma vez que, a estrutura pode ser mais simples. Além da diminuição do custo da estrutura, sendo o telhado mais leve, proporciona também uma redução nos custos da fundação.
Outra grande vantagem dos telhados embutidos é que não corre o risco de destelhamento por ação dos ventos. Por não ter beiral e as platibandas impedirem a entrada de vento por baixo do telhado, assim o telhado embutido fica imune ao destelhamento pelo vento.
Telhas Usadas em Um Telhado Embutido
Os tipos de telhas mais recomendados para telhado embutido são estes:
Telhas de Fibrocimento
São telhas grandes e leves, dessa forma, é possível cobrir grandes áreas com poucas telhas. Tem a forma ondulada e a espessura entre, entre 5, 6 e 8 mm
Telhas de Polipropileno
São telhas com tamanhos e formatos parecidos com as de fibrocimento, porém, de material diferente e mais leve. Além disso, as telhas de polipropileno normalmente são translúcidas, podendo substituir as telhas de vidro.
Telhas Metálicas
Feitas com chapas galvanizadas, o que lhes dá uma boa durabilidade. Essas telhas geralmente tem o formato trapezoidal.
Todas essas telhas, fibrocimento, polipropileno ou metálica exigem baixa inclinação. Algo assim entre 15 a 20%.
A Estrutura Para Um Telhado Embutido
A estrutura para um telhado embutido é semelhante a estrutura para um telhado exposto. Podendo ser de metal ou de madeira, composta por tesouras e terças.
As tesouras são as partes da estrutura que dão inclinação ao telhado. Os telhados embutidos podem ser de uma, duas ou mais águas. Mas, geralmente são feitos com uma só água. Água aqui são os lados do telhado para onde escorrem as águas da chuva.
Enquanto que as terças são as estruturas fixadas sobre as tesouras e que servem de apoio para a fixação das telhas.
Calhas e Rufos em Telhados Embutidos
As calhas e rufos nos telhados embutidos que merecem muita atenção. A calha pode ser de zinco ou de PCV, e deve ter largura e profundidade suficiente para receber toda a água do telhado, sem transbordar. Além disso, deve ter boa inclinação para facilitar o escoamento da água.
Nos três lados do telhado que encostam nas platibandas, são usados rufos para garantir que as águas das chuvas caiam sobre o telhado, e não escorram internamente pelas paredes.
Nos telhados embutidos, as construções de calhas e rufos merecem bastante atenção. Pois falhas nas calhas e rufos significa infiltração sobre a laje e talvez essa infiltração transpasse para dentro de casa.
A Montagem do Telhado Embutido
O primeiro passo deve ser construir as platibandas e o nivelamento da superfície da laje de cobertura.
O segundo passo deve ser fazer a montagem das estruturas, formadas pelas tesouras e terças. E a fixação da calha.
O terceiro passo é a fixação das telhas com grampos apropriados conforme o tipo de telha. É mais fácil iniciar a instalação das telhas no canto da parte de baixo do telhado. Se faz primeiro uma fileira horizontal e depois as fileiras na vertical até a cumeeira.
O quarto passo é a instalação dos rufos. São dois rufos, um sobe as platibandas para evitar infiltração sobre as paredes, e outro sobre o telhado encostado nas laterais das platibandas.
Excelente!!! Aprendi muito com este post!!!Parabéns!
Oi, Giordano!
Fico contente que tenhas tirado proveito do post.
I was excited to uncover this page. I want to to thank you for your time for this particularly fantastic read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you saved to fav to check out new stuff in your website.
Thank you for your comment