Como Fazer Uma Sapata Para 2 Andares

Casa moderna com 2 andares

As sapatas fazem parte da estrutura de preparação das bases para as paredes da edificação. Além disso, as sapatas são os elementos que recebem todo o peso da edificação e transferem esse peso para o solo. Assim sendo, para fazer uma sapata para 2 andares, primeiro temos que saber o tipo de solo.

Estes são os principais tipos de solo, firme saibroso, arenoso sem água e argiloso de boa consistência. A sapata para 2 andares tem tamanhos diferentes de acordo com o tipo de solo. Além do tamanho, a profundidade da sapata também depende do tipo de solo.

As dimensões de sapatas para 2 andares conforme o tipo de solo são as seguintes:

Tamanhos de sapata para 2 andares de acordo com o solo.

As sapatas são do tipo gaiola, com os ferros de 10 mm de diâmetro espaçados em 20 cm, como mostrado na figura abaixo.

Gaiola 40 x 40 cm para sapata

As dimensões 40 x 40 cm, 60 x 60 cm e 100 x 100 cm são largura e comprimento. Enquanto que a altura é de 30 cm para todas elas.

Os buracos para as sapatas são 10 cm maiores que as gaiolas. Ficando assim, 5 cm de espaço livre entre os ferros da gaiola e as paredes do buraco. Esse espaço de 5 cm é preenchido pelo concreto, garantindo dessa forma, que os ferros das gaiolas não encostem no solo.

Primeiro espalhamos no fundo do buraco uma camada de concreto magro de 5 cm de espessura. A seguir centralizamos a gaiola no buraco e despejamos o concreto até cobrir 5 cm acima dos ferros da gaiola.

Temos que vibrar o concreto com um vibrador elétrico ou manualmente com um pedaço de madeira ou ferro. Vibramos o concreto para expulsar o ar e adensar melhor o concreto, evitando dessa forma falhas no concreto e consequentemente enfraquecimento da estrutura.

Os Pilaretes Nas Sapatas Para 2 Andares

As sapatas são as bases para os pilares, por isso, antes da concretagem das sapatas, são amaradas às gaiolas as armações dos pilaretes.

Pilarete no centro da sapata.

Os pilaretes são centralizados nos pontos correspondentes aos centros dos pilares da edificação. E para a localização exata do centro do pilarete, usamos o prumo de centro.

Primeiro esticamos as linhas de pedreiro nas posições correspondentes aos centros das vigas baldrames. Onde as linhas de pedreiro se cruzam, esse é o ponto central do pilarete. A seguir, usamos o prumo de centro para transferir o ponto de cruzamento das linhas para o fundo do buraco, onde se encontra a gaiola.

Marcação do centro do pilarete usando o cruzamento das linhas e o prumo de centro.

Depois de concretadas as sapatas, usamos tábuas para estreitar o espaço do buraco em volta do pilarete. Em seguida concretamos os pilaretes, deixando 50 cm expostos. Usamos as pontas expostas do pilaretes para amarrar as ferragens dos pilares. Pois os pilaretes nada mais são do que as bases para a continuação dos pilares.

Forma do pilarete para diminuir o espaço a ser concretado

O Traço do Concreto Para as Sapatas

Para concretar os pilaretes e as sapatas para 2 andares, o traço é o seguinte, 1:2:3. Essa fórmula significa, 1 parte de cimento, 2 partes de areia grossa ou média e 3 partes de brita nº 1. A quantidade de água depende da umidade da areia. Se a areia está úmida usamos menos água, se está seca usamos mais água.

Não despejar o concreto acima de um metro e meio de altura. Pois, nessas condições as pedras caem primeiro se separando do cimento. Se a altura for maior que um metro e meio, devemos fazer uma abertura na forma do pilar, concretar por essa abertura, quando encher até essa abertura fechar a abertura e completar a concretagem por cima.

Retirar as formas dos pilaretes 21 dias após a concretagem. Por se tratar pilar, que é uma parte da estrutura que recebe uma grande carga, então, é necessário um bom tempo de cura do concreto antes da desforma.

Gostou deste artigo? E este? Trincas no Concreto – Como Evitar.

61 comentários em “Como Fazer Uma Sapata Para 2 Andares”

  1. Posso usar essa msm estrutura p 2 lajes mais o telhado?, sendo q nessa segunda laje pretendo colocar uma caixa d’água de 2mil litros e será como um sótão para guardar tranqueiras.

    Responder
    • Olá Patrick!
      A escada não tem nada a ver com a estrutura para suportar a caixa d’água. Quem irá suportar o peso da caixa d’água seão as sapatas, vigas e colunas da casa.

      Responder
  2. Boa noite, o terreno aqui é firme saibroso, fiz a casa com 60×60 estou concluindo a segunda laje, posso fazer um terraço ?

    Responder
      • Olá, Henrique!

        Se o terraço for apenas para coisas leves como estender roupas, por uma máquina de lavar ou coisa assim, sem problemas.
        Evite muito peso sobre o terraço, como dá uma festa por exemplo, onde terão muitas pessoas caminhando, pulando, fazendo muita vibração. Isso é muito perigoso para a estrutura do prédio.
        Faça a cobertura com telhas de fibrocimento. Pois o telhado ficará mais leve.

        Responder
          • Em terreno úmido a construção merece bastante atenção. Primeiro é preciso saber até que ponto é essa umidade. Devemos ter sempre em mente que a descarga de todo peso da construção é em cima do terreno, portanto, o terreno não pode ceder. É possível a construção em terreno úmido? Sim. Mas, é preciso uma análise do terreno por um técnico habilitado.

  3. Sr. João, bom dia.

    Gostei muito de suas explicações.
    Mas ainda tenho uma duvida, de quantos em quantos metros devemos fazer uma sapata. ??
    ________________________________________________________________________________________________
    | Quarto 3,50 | WC 1,50 | Escada 1,95 | suite 4,00 | WC suite 2,50 |
    x3,20 x 3,20 x 3,20 x 4,70 x 4,70

    Estas medidas são para o Térreo (sendo que escada será de 0,90 x 0,90 e
    Este formato se repetira no 2o. andar

    como proceder ?
    Muito obrigado

    Responder
  4. Boa noite, o terreno aqui é firme fiz a casa com todas as sapatas de 80×80 duas laje e um terraço na metade da segunda lage apoiando a estrutura sobre as correntes (viga)
    O telhado e com madeira de escalipto tratado e telha cerâmica esmaltada, e tem a placa solar

    Quanto de carga suporta uma sapata de 80×80

    Responder
    • As sapatas, vigas baldrames, colunas, vigas e laje compõem o esqueleto, a parte estrutural da casa. E essa parte estrutural da casa precisa ser muito bem feita, pois qualquer descuido nessa parte pode comprometer toda a casa.
      O ideal é contratar um arquiteto ou engenheiro para fazer um projeto estrutural. Mas, se não puder ou quiser contratar um arquiteto, procure algum pedreiro que tenha construído na vizinhança, pois ele conhece o terreno, e peça uma orientação.
      Mas, o que posso dizer é que para cada coluna deve haver uma sapata. E para cada encontro de paredes deve haver uma coluna.

      Responder
  5. BOA TARDE SOU EDIVALDO E ACABOU COM TODAS AS MINHAS DUVIDAS UMA EXPLICÃO DE ALTO NIVEL ESTAVA PROCURANDO E ENCONTREI TODAS AS MINHAS DUVIDAS GRATO

    Responder
  6. Boa tarde, o pedreiro fez as sapatas da minha casa com 27 cm de profundidade e disse que suporta até 2 andares, cortou ao meio o radie de 80×80, fez 6 colunas. A casa é pequena a medida é 5 de largura por 4 de comprimento. Com essas sapatas de 27 cm de profundidade aguenta uma laje???

    Responder
  7. É um método empírico e válido mas não substitui o cálculo estrutural realizado por um profissional da área. Ao contrário do que muitos pensam um projeto bem feito trará economia em materiais para a obra.

    Responder
  8. Boa tarde seu pedreiro. Estou com um terreno de 15×5 quantas sapatas são necessárias nessa metragem?
    Pretendo fazer dois andares.

    Responder

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?