Sumário
- A Colher de Pedreiro
- Como Usar o Prumo Para Levantar Paredes
- O Uso da Linha de Pedreiro Para Levantar Paredes
- O Uso do Nível
- A Amarração da Parede
Para levantar paredes, alguns requisitos são indispensáveis, como vigas baldrames prontas, blocos, argamassa e as principais ferramentas.
Essas são as principais ferramentas para levantar paredes:
A Colher de Pedreiro
Usamos a colher de pedreiro para pôr a argamassa sobre os blocos. Também usamos para remover o excesso de argamassa das laterais das paredes. E ainda, com o cabo da colher dá algumas pancadas sobre o bloco para fixa-lo no lugar.
Como Usar o Prumo para Levantar Paredes
Não dá para levantar paredes de blocos sem o uso do prumo. Portanto, é
preciso saber usá-lo corretamente.
Vejamos um exemplo do uso correto do prumo. Primeiro vamos assentar os dois primeiros blocos da primeira fiada da parede, um em cada extremidade da parede. E ao assentar cada um desses blocos vamos conferir a sua prumidade.
Como estamos na primeira fiada da parede, só podemos tomar como referência de prumo o próprio bloco que estamos assentando.
Então, encostamos a parte de madeira do prumo na lateral do bloco, próximo ao topo, e o peso do prumo na base do bloco. O peso do prumo não pode ficar apoiado e nem afastado do bloco. Mas, tangenciando o bloco. Em outras palavras, apenas tocando levemente a lateral do bloco.
Depois de assentados os blocos da primeira fiada, passamos a assentar os blocos das demais fiadas. Já que temos mais fiadas de blocos, agora podemos tomar outros blocos abaixo como referência para o prumo. Neste caso deixamos descer o peso do prumo até a lateral de algum bloco algumas fileiras abaixo. O peso do prumo não deve ficar encostado e nem afastado do bloco. Mas, levemente tocando a lateral do bloco.
O Uso da Linha de Pedreiro Para Levantar paredes
Você já percebeu que consome um bom tempo ficar conferindo a prumidade de cada bloco assentado. Então, o que fazer para ganhar tempo? Usar a linha de pedreiro.
Usamos o prumo, apenas, para aprumar os dois blocos das extremidades da parede. E para aprumar os demais blocos, usamos a linha de pedreiro. Então, tudo o que precisamos fazer é só esticar a linha de pedreiro entre os dois blocos das extremidades.
E passamos a assentar os demais blocos tomando a linha como referência. Desse modo, vamos encostando os blocos na linha. Contudo, tendo sempre o cuidado de não deixar o bloco muito encostado na linha e nem afastado da linha. Mas tão somente tangenciando a linha.
O Uso do Nível
Além do uso do prumo nos blocos das extremidades, devemos também usar o nível nesses blocos. Por que? Para manter a parede nivelada. Assim, além de manter a parede aprumada, mantemos também nivelada.
Para o nivelamento dos blocos devemos usar o nível de mão. Que é muito fácil de usar. Simplesmente apoiamos o nível sobre o bloco e observamos a sua bolha, que deve estar centralizada. Portanto, se a bolha estiver centralizada, o bloco estará nivelado. Do contrário, o bloco estará fora de nível.
Se o bloco estiver fora de nível, dê algumas pancadas com o cabo da colher de pedreiro na parte mais alta do bloco.
A Amarração da Parede
Tão importante para a parede, como o prumo e o nível, é a sua amarração. Sendo assim, é muito importante saber o que é a amarração da parede. A amarração da parede é a defasagem do bloco de cima em relação ao bloco de baixo.
Para fazer a amarração da parede, assentamos meio bloco nas duas extremidades da segunda fiada. Depois assentamos meio bloco nas duas extremidades da quarta fiada. A seguir mais meio bloco na sexta fiada.
Desse modo, assentamos sempre, meio bloco nas fiadas pares. Enquanto nas fiadas impares, assentamos sempre, o bloco inteiro.
É o uso dos meios blocos em fiadas alternadas que cria a amarração das paredes.
Depois das paredes levantadas o passo seguinte é chapiscar as paredes.
5 comentários em “Como Levantar Paredes de Blocos”